Como parte da Campanha de Incentivo à Educação, a Usaflex realizou em todas as suas unidades industriais, situadas nas cidades de Igrejinha, Parobé, Campo Bom e Dois Irmãos a Feira de Incentivo à Educação.
A feira reuniu 16 instituições conveniadas que apresentaram os cursos oferecidos, sendo eles técnicos, profissionalizantes, de graduação, pós-graduação, idiomas e EJA, nas modalidades presencial, semi-presencial e à distância. Na ocasião as instituições participantes apresentaram os benefícios do convênio como descontos, isenção de mensalidades e brindes oferecido para os colaboradores de todas as unidades e, em alguns casos, estendidos aos dependentes.
Os descontos oferecidos pelas instituições conveniadas variam entre 5 e 100%, dependendo da modalidade. Tais benefícios são divulgados para os colaboradores por meio do Guia de Convênios Educacionais, que apresenta a relação de todas as instituições parceiras.
Além da Feira e do Guia de Convênios, outra ação da Campanha de Incentivo à Educação foi a entrega de Kits Escolares para os filhos dos colaboradores com idade entre 4 e 12 anos, devidamente matriculados no Ensino Fundamental. A distribuição dos kits escolares objetiva incentivar as crianças a não abandonarem os estudos e, também, aliviar as despesas dos nossos colaboradores com materiais escolares.
As comunidades locais também foram beneficiadas com a Campanha de Incentivo à Educação da Usaflex, uma vez que também realizamos a doação de Kits Escolares para as campanhas municipais de Parobé e Igrejinha.
Ao total foram distribuídos cerca de mil kits escolares, contendo 10 itens cada um, sendo eles caderno grande capa dura, caderno pequeno capa dura, lápis, lápis de cor, régua, cola, apontador, borracha, folhas de ofício e pasta escolar.
A Usaflex realiza a Campanha de Incentivo à educação desde 2014 e desde então acompanhamos a evolução da escolaridade dos colaboradores, trazendo estes números como indicadores de eficácia das ações realizadas.
Os indicadores também buscam desmistificar conceitos ultrapassados que relacionam a atuação na indústria calçadista com a baixa escolaridade. Entendemos que faz parte do nosso papel social incentivar e dar oportunidades de crescimento para os colaboradores, possibilitando que eles invistam em seu crescimento pessoal e profissional, por meio da educação. Afinal, já dizia Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.